direito e sociedade

PLURAL: os textos de Nara Suzana Stainr e Noemy Bastos Aramburú

  • Custos na educação superior
    Nara Suzana Stainr
    Doutora em Direito

    Um ponto que sempre saliento é a importância da qualificação profissional para uma melhor ascensão na carreira escolhida por cada um, no entanto, pesquisas identificam que, ao mesmo tempo que a qualificação profissional é pré-requisito no acesso a empregos de alta renda, o valor da formação tem se tornado uma das principais dificuldades para os estudantes.

    Já é comprovado que os valores das mensalidades e das matrículas ainda são os pontos essenciais de barreiras na formação profissional. Segundo fonte da plataforma e startup PontoE, "74,5% nas classes D e E e por 71,4% na classe A. Aponta, ainda, a pesquisa que 80,1% visualizam na Educação uma forma de melhorar o país, além, do desejo pela qualidade de ponta, se estendendo desde os estudantes de escolas particulares até as públicas,.

    Os currículos melhoram no mercado de trabalho a particular de cursos de graduação e especializações, mas se mostram com custos elevados dentro de um orçamento familiar, por vezes restrito.

    Os estudantes consideram que os valores das mensalidades e matrículas estão entre os principais obstáculos para a Educação, bem como o custo dos materiais didáticos e de equipamentos destinados aos estudos também representa um desafio, mesmo aos que parcelam os gastos com educação no cartão de crédito, a confiança que novos cursos de qualificação serão cada vez mais necessários antes do estudante poder ingressar no mercado de trabalho.

    É certo que a educação superior brasileira está se transformando a partir de um processo de expansão nas últimas décadas, com destaque para o setor privado, devido a apoios de criação de novos estabelecimentos e a políticas públicas para ingresso de estudantes de baixa renda na educação superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Também a que se mencionar outro fator que incentiva o acesso ao ensino superior privado, a numerosa oferta de vagas em cursos considerados de menor custo, que comumente exigem menos equipamentos e instalações, e possuem mensalidades mais baixas.

    Dessa forma, os custos se apresentam como custo direto, aquele representado pela mensalidade do curso e o custo indireto, o qual envolve os demais gastos necessários para frequentá-lo e realizar as atividades, tais como materiais escolares, livros, transporte, alimentação, vestuário, etc. 

    Portanto, se o mercado de trabalho hoje exige melhor preparação e formação profissional, o estudante e sua família precisarão de planejamento quanto à prioridade dos gastos. Pois os custos podem impactar a continuação de formação dos estudantes, sendo uma etapa considerável nos processos de definição de políticas públicas vinculadas à expansão da educação superior no Brasil.

    Evas, Déboras, Martas e Amélias
    Noemy Bastos Aramburú
    Advogada, administradora judicial e palestrante

    Na semana passada, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Acredito que as Evas comemoraram do seu jeito, isto é, agindo de maneira inconsequente, influenciando seus parceiros a gastar e a fazer o que não queriam ou não desejavam. Interessante é que as Evas sabem do poder de persuasão que possuem. Já as Déboras, juízas, trabalharam, realizaram audiências, despacharam, mas não perderam a oportunidade de relaxar no fim do dia, pois são sabedoras que, por baixo da toga, existe uma mulher que tem vontades e alegrias como qualquer outra. 

    E as Martas? São as que não conseguiram, ainda, desenvolver o autocontrole. Ficam ansiosas com o que devem fazer, gastar, comprar, vestir. Estão extremamente preocupadas com a queda da bolsa de valores, embora não tenham nenhuma aplicação em bolsa. Mas isso não lhes tira a beleza e o encantamento. 

    Mas, independentemente, de como somos ou estamos, ao contrário do que alguns pensam, não somos o sexo frágil, pelo contrário, para o professor de neurociência do MIT, Earl Miller, temos a capacidade de mudar o foco da concentração de um objetivo para outro com uma velocidade absurda. E como não fazer deste modo, diante de tantas tarefas, se temos que levar filho para a escola, ir para o trabalho, administrar o cardápio para o almoço, janta e ainda ter gás para ir a academia? 

    Ao mesmo tempo, carregamos a preocupação com as contas que temos que pagar. O pesquisador Earl diz mais: "Mudando de tarefa para tarefa, você pensa que está realmente prestando atenção a tudo a seu redor. Mas na verdade você não está". Acredito que a mulher é a prova prática da Teoria da Evolução de Darwin, que diz que é o ambiente, por meio da seleção natural, que determina a característica do indivíduo, os seres vivos mais bem adaptados ao ambiente, tem as maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes. Temos sido interpretadas como um polvo, onde cada sustentáculo exerce uma função diferente, mas concomitantemente. 

    Este artigo não tem a pretensão de um discurso feminista, mas a constatação de uma verdade - o papel da mulher atual, que saiu de casa, mas não a largou. Muitos desperdiçaram o aprendizado das Amélias. Nestas, eu incluo minha mãe, Amélia Bastos, essas nonas são excelentes matemáticas, que sabem duplicar rapidamente uma receita que leva 1/4 de farinha de trigo, dois ovos e 180 ml de água. São excelentes botânicas, sabem o mês em que devem plantar as hortinhas e fazer mudas para dar às amigas. O dia em que a sociedade, como um todo, entender o papel da mulher e o respeito que lhe deve prestar, teremos uma sociedade igualitária, afinal, até Jesus nasceu de uma mulher.!


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ensina com amor Anterior

Ensina com amor

Com a presença de Kassab e Leite, Ana Amélia se filia ao PSD Próximo

Com a presença de Kassab e Leite, Ana Amélia se filia ao PSD

Colunistas do Impresso